fbpx

Como saber se preciso usar aparelho?

O tratamento ortodôntico deve ser indicado somente por um dentista.

Um especialista da área saberá a real necessidade de usar aparelho ortodôntico porém existem alguns sinais que mostram que você precisa do tratamento.

Além dos fins estéticos os conhecidos dentes encavalados (apinhamento) acontece quando os dentes não estão lado a lado, seguindo a arcada dentária natural, devido ao pouco espaço ocorre e acarretando dos dentes que pode levar a sobreposição de um dente no outro.

Esse problema dificulta a higienização e facilita o aparecimento de cárie e gengivite.

A contrário do apinhamento, o afastamento dental também é visto como um problema odontológico e devemos ter muita atenção, o espaço entre os dentes facilita o aparecimento de cáries ou seja o prejuízo é estético e funcional.

Os problemas de mordidas como a mordida aberta (espaço entre os  dentes superiores e inferiores);

mordida profunda (dentes superiores cobrem excessivamente os dentes inferiores);

mordida cruzada (a arcada superior e inferior estão ocluindo ao contrário do correto);

mordida para frente (dentes de cima ou os dentes de baixo estão mais para frente do que o correto com ou sem envolvimento esquelético) são as principais razões pelas quais os pacientes buscam o tratamento pois a mordida influência na mastigação, respiração, dicção e a digestão.

É comum que as pessoas com esse tipo de problema apresentem recessões gengivais, fraturas dentárias ou desgaste dos dentes, que pode levar até a perda dos dentes.

Outros exemplos comuns são dores de cabeça, dores na mandíbula, bruxismo, a articulação do maxilar superior e o inferior é essencial para o equilíbrio da mandíbula com os músculos da face e assim evitar o desgaste dentário irregular.

Nesses casos o seu especialista irá identificar qual o melhor aparelho e método para reverter ou evitar maiores problemas dentários.

O diagnóstico, juntamente com os exames solicitados pelo seu dentista, indicará a melhor solução para corrigir o seu problema.

O acompanhamento com um bom profissional da Ortodontia é fundamental para orientar a respeito dos cuidados e da manutenção do seu tratamento.

Os tratamentos e motivos para usar aparelho dentário também variam de acordo com a idade e necessidades da pessoa. Então se você notar que seus dentes não estão alinhados ou sentir alguns desses problemas citados é hora de procurar um dentista.

Não deixe de ler sobre a os erros mais comuns da escovação!

Clicando aqui! 🙂