fbpx

Como cuidar dos primeiros dentes do bebê

A primeira dentição é chamada dentes de leite, e essa é uma fase importante do crescimento das crianças. Todos os mamíferos têm essa fase e são necessários para a amamentação e parte do crescimento natural.

Como cuidar dos primeiros dentes do bebê

Como tudo o que se refere aos bebês, é preciso muito cuidado na hora de cuidar dos dentes nessa importante fase da vida. Não devemos correr o risco de deixar que a criança tenha problemas dentários nessa fase, pois mesmo que os dentes de leite sejam substituídos, os problemas dentários podem persistir e até mesmo serem transmitidos à dentição permanente.

Além disso, é desde pequeno que se cria os hábitos de higiene que levaremos para a vida inteira. E se acostumarmos as crianças a nunca escovar os dentes, a ter uma alimentação incorreta, entre outras coisas, o risco desses maus hábitos se formarem na vida adulta são muito grandes.

Por essa razão, deve-se desde cedo acostumar as crianças a escovar os dentes, usar fio dental e enxaguante bucal, para prevenir as cáries e ter-se hábitos melhores de higiene.

Jamais deve-se dormir sem escovar os dentes ou comer doces à noite, pois é durante o sono que as cáries podem se formar, quando a boca está fechada e torna-se um ambiente propício à proliferação de cáries.

É importante ensinar aos pequenos a forma correta de escovar os dentes, escovando-os bem e também como usar o fio dental e o enxaguante bucal, além de saberem como guardar os objetos de higiene e como conservá-los enquanto estão em uso.

Muitas escolas e creches fazem esse papel, porém é em casa que os hábitos devem ser formados e a educação deve ser incentivada,  que nessa fase da vida bons hábitos de higiene devem ser praticados.