fbpx

5 hábitos que prejudicam a saúde dos seus dentes

Para prevenir os impactos negativos em seus dentes e preservar a saúde dos mesmos, fique atento a alguns hábitos que adquirimos, mas que são prejudiciais à saúde bucal.

1. Escovar os dentes com excesso de força

Algumas pessoas tem o hábito de escovar os dentes com muita força, achando que auxilia ou facilita na limpeza. Porém, a escovação é muito mais técnica do que realmente força, e o excesso de força pode prejudicar a saúde de sua boca e seus dentes, podendo vir a causar problemas como a gengivite.

2. Excesso de bebidas e alimentos ácidos

Enquanto a maior parte dos alimentos ácidos podem fazer bem para a sua saúde por vir com uma série de nutrientes únicos, em excesso eles podem ser extremamente danosos para os seus dentes.

Sucos citricos, refrigerantes e vinhos em excesso podem sensibilizar os seus dentes e aumentar a propenção de cáries. Há, no entanto, uma forma bem simples de evitar isso com as bebidas: usar canudo sempre que for beber.

3. Abusar de doces e seus derivados

Quando usamos doces e seus derivados estamos criando um campo ideal para bactérias causadoras da cárie, por isso, cuide para que sua dieta seja pobre em açúcar.

4. Exagerar do café e bebidas corantes

Certas bebidas têm a capacidade de manchar o seus dentes com o excesso de consumo. O café é o mais comum dos vilões aqui, mas não é o único! O vinho possui também essa capacidade de dar uma cor mais amarelada aos seus dentes com o excesso de consumo. Alguns chás com cafeína também possuem o mesmo risco, então tome cuidado com o que toma.

5. Cigarros

Muitas substâncias mancham os dentes e as pessoas seguem usando-as, e algumas substâncias presentes no fumo não somente mancham os dentes, mas também causam problemas nos dentes, gengiva e na saúde de toda a sua boca.

O pouco uso de cigarros já causa mal hálito, enquanto o excesso pode aumentar drasticamente as chances de um quadro de câncer bucal.

É importante tomar todo o cuidado possível com sua saúde bucal para garantir que você não tenha problemas de saúde bem graves no seu futuro.